quinta-feira, 19 de abril de 2012

PORQUE É IMPORTANTE A INCLUSÃO DA DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURRICULO DE LETRAS/INGLÊS.



A disciplina é importante no currículo do curso Letras/Inglês, pelo fato de ser uma disciplina que prepara o aluno e ensina-o a ser profissional.
Através do estudo da disciplina o aluno passa a entender como fazer determinada coisa ou projeto futuro e também atual. A disciplina é de fundamental importância na grade curricular porque ela é formadora e preparadora do aluno para o mundo, através dela se aprende muito a cada dia.
Ela está presente em todo o curso do primeiro ao oitavo período e servirá de base e preparação para todos, funcionando como o alicerce, o começo, nos ensinando algo novo a cada dia, não é uma disciplina qualquer é tão importante quanto qualquer outra, e já existe para completar a nossa formação e ajudar os alunos a serem futuros cidadãos e dominadores da Língua.

FICHAMENTO.


                                               
LIVRO: Leitura e Produção de Texto com Ênfase em Gêneros Discursivos.
Rodrigues, Elias Mauricio da Silva e Ribeiro, Silvana da Silva- Leitura e produção de texto com ênfase em gêneros discursivos/ Rodrigues, Elias Mauricio da silva/ Ribeiro, Silvana da Silva. Teresina-PI UAB/FUESPI/NEAD 2011.
PÁGINAS: 108
PALAVRA CHAVE: Leitura, texto, discurso
DISCRIÇÃO: Rodrigues, Elias Mauricio da Silva e Ribeiro, Silvana da Silva, criaram este livro no intuito de levar conhecimentos e fazer com que os alunos do curso de letras/inglês da UAB/UESPI tenham gosto pela leitura e dominem a mesma de modo que fique prazerosa e fácil de trabalhar e discutir. É um livro fácil de interpretar e estudar.
CITAÇÕES:
(P.19) O perfil do “leitor médio” no Brasil difere daqueles observados em outros países, e que os hábitos de leitura de um brasileiro diferem dos hábitos de outro leitor de diferente classe social ou faixa etária, também nascido no Brasil. (Gouveia 2010).
(P.43) A coerência está diretamente ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação é a capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto. (Koch e Travalia 2004- p21.
BIOGRAFIA:
Silvana da Silva Ribeiro- Graduada em letras pela universidade Estadual do Piauí-UESPI. Mestre em lingüística pela universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Já atuou como coordenadora do curso de graduação e pós- graduação. Atuou ainda como membro do núcleo de concursos e promoções de eventos, na qual foi responsável pela elaboração e revisão de textos como editais e provas dos processos seletivos vestibulares e demais concursos públicos. Atualmente faz curso de doutoramento em lingüística pela Universidade Federal do Ceará- UFC e interessa-se pelos gêneros digitais analisados com base na teoria das representações Sociais-RS.
Elias Mauricio da Silva Rodrigues- Atuou como professor substituto de lingüística da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de lingüística com ênfase em Terminologia, Terminografia, Lexicografia, e Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioterminologia, Terminologia cultural, Lexicografia Regional e lexicografia digital.