quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Aspectos na socialização humana que nos diferencia dos outros animais


       
O ser humano se diferencia dos outros animais, por ser capaz de interferir conscientemente no mundo. Além disso, ao mesmo tempo em que preserva e deseja manter-se isolado e em individualidade, sente-se impelido para o grupo, formando a sociedade humana
Observando as abordagens de filosofia, antropologia, sociologia, da história ou outras ciências do homem, embora com perspectivas diferentes, todas dão a mesma resposta para a indagação sobre as origens do homem: a partir do momento em que, pelo trabalho, foi capaz de interferir no mundo, produzindo cultura, onde nesse momento nasceu a ser humano.
Embora o ser humano, também seja considerado um animal, e se diferencia daqueles que assim são chamados. Até mesmo a sociabilidade dos demais animais é diferente daquela desenvolvida pelos humanos. Uma diferença entre o ser humano e os animais pode comparar o comportamento. Os animais vivem em harmonia com a natureza usufruindo dela a partir de suas condições e necessidades biológicas: sua ação é instintiva. O homem também vive na e da natureza e a explora a partir de suas necessidades, mas movido por seus interesses: sua ação é intencional.
Embora o homem se socialize, não por ser sociável, mas porque se percebe impotente diante da natureza, mas forte que ele. E, por medo de não sobreviver procura a ajuda dos semelhantes. Assim se faz sociável numa atitude tipicamente egocêntrica, medrosa e aproveitadora. Para fugir de seus medos e disfarçar sua fraqueza aproveita-se da fraqueza dos seus semelhantes. Dessa forma a vida social é um meio pelo qual o homem tira proveito da fraqueza de outros para se fazer forte.
O processo educacional e especificamente, a instituição escolar, promove a adaptação do homem individuo a sociedade. A educação será o caminho e percurso pelo qual serão criados mecanismos pelos quais a situação conflitava poderá se substituída por situações de adaptação. Assim o individuo não vive de acordo com seus princípios ou motivações, mas será aquilo que a sociedade deseja.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário